ESCOLA APOLINÁRIO


                           Esta página registrará as ações do Pibid-UCS Interdisciplinar na escola.               


PLANEJAMENTO
TURMA 70C – HISTÓRIA
DATAS: 07/08 á 08/08

Temática: Expansão Marítima
Objetivos
Demonstrar as rotas que feitas pelos primeiros países europeus, esclarecendo o significado dos termos expansão marítima e as causas que motivaram as grande navegações. Analisar porque Portugal foi o pioneiro e quais as consequências dessa expansão marítima européia.
Estratégias
Entrega de um texto sobre a expansão marítima junto a um mapa para que os alunos possam se localizar no tempo e espaço. Os alunos leram o texto com toda turma dialogando com o mapa, relacionando as tentativas feitas de navegação em busca de novas rotas comerciais .
Um esquema do início das navegações é colocado no quadro para que os alunos façam suas interpretações do período. Produzindo em grupo uma paródia, de até quatro alunos, eles podendo escolher uma música para trabalhar alguns aspectos da expansão marítima, sendo que cada aluno deverá ter a produção em seu caderno para apresentar a turma.


Referencia Bibliográfica
braick, Patrícia Ramos. História: cavernas ao terceiro milênio/ Patrícia Ramos Braick, Myriam Becho Mota. – 4. Ed. – São Paulo: Moderna, 2016.

TEXTO
Expansão Marítima
A expansão marítima e comercial ocorreu durante os séculos XV e XVI. Tal expansão só obteve sucesso devido aos avanços tecnológicos da época, como a bússola, a caravela (que navegava mais rápido e com mais facilidade, mesmo na direção contrária ao vento), o astrolábio e a balestilha (inventados pelos árabes e aperfeiçoados pelos portugueses) e a modernização do mapa, com a latitude e a longitude (criado por Mercator).
A expansão marítima ocorreu devido à incapacidade dos europeus de chegar as Índias, já que o comércio pelo mar Mediterrâneo estava monopolizado pelas cidades italianas, e porque a península arábica estava dominada pelos muçulmanos.
A única solução para chegar ao oriente e conseguir as tão prestigiadas especiarias (cravo, canela, pimenta, por exemplo) era criar uma nova rota comercial. Os primeiros a se lançarem ao mar foram os portugueses, devido aos seguintes fatores:
1- A localização geográfica: foi importantíssima, já que através dela os portugueses conseguiram desenvolver uma cultura que envolvia a pesca e a navegação.
2- A unificação do estado nacional: a unificação do estado nacional tornou possível o investimento da coroa num projeto tão custoso como a navegação.
3- A forte burguesia: somente com uma forte burguesia foi possível constituir uma aliança entre o rei e os burgueses para iniciar tal expansão comercial.
4- Incentivo da coroa: se a coroa não tivesse investido em novas técnicas de construção naval e de navegação, certamente esse projeto não se concretiza.
5- Tradição da navegação
Os portugueses traçaram uma rota para o oriente através do Atlântico, contornando o continente africano. O primeiro território conquistado pelos portugueses na África foi a cidade de Ceuta, em 1415. No sul do continente africano havia uma barreira para os portugueses: o "Cabo das Tormentas" (atualmente Cabo da Boa Esperança). O primeiro a "dobrar" o cabo foi Vasco da Gama. Desde que "dobraram" o Cabo da Boa Esperança, os portugueses dominaram a rota para o oriente pelo Atlântico.
Porém os portugueses não eram os únicos a desejarem uma nova rota para o oriente. Os espanhóis se encontravam na mesma situação que os portugueses. Agora não poderiam passar nem mesmo pelo Atlântico.
Então Colombo, um navegador português, que foi contratado pela Espanha, certo de que a Terra era redonda, montou uma expedição rumo a Índia, só que indo pela direção Oeste. Colombo planejar uma viagem de circunavegação, ou seja, dando a volta ao mundo.
Porém, a expedição de Colombo não saiu como o planejado. Colombo encontrou, acidentalmente, o continente americano, em 1492. Embora tivesse chegado a um novo continente, Colombo pensava estar nas Índias. Posteriormente, Américo Vespúcio, corrigiu seu erro afirmando estar em outro continente. O nome América foi em sua homenagem.
A Espanha conquistou um novo território, o que causou polêmica com Portugal, que afirmava ser o dono de todas as novas terras. Em 1494, a disputa foi intermediada pelo papa, que propôs um tratado.O Tratado de Tordesilhas dizia que toda a terra situada 370 léguas de Cabo Verde à Leste pertenciam a Portugal, enquanto toda terra situada 370 léguas de Cabo Verde à Oeste pertencia à Espanha.O tratado serviu para amenizar a situação, mas quando a França e a Holanda iniciaram sua expansão marítima, ele foi totalmente desvalorizado.
A Espanha ganha posse do novo território "descoberto" por Colombo, porém, não solucionará seu problema: arrumar uma nova rota para chegar à Índia.Fernão Magalhães utilizou o projeto de Colombo, de circunavegação, provando que a Terra era redonda e solucionando o problema espanhol.

Os colonizadores europeus escravizaram e forçaram a catequização tanto dos negros africanos quanto índios (assim chamados por causa do erro de Colombo), retirando as riquezas de suas colônias, através do suor e do sangue dos habitantes conquistados.
IMAGEM
C:\Users\Vera\Pictures\Minhas digitalizações\2017-08 (ago)\digitalizar0001.jpg


_________________________________________________________________________________

Projeto de Filosofia

Senso Comum e Conhecimento Científico

Período de Desenvolvimento: Agosto/2017


Objetivo:
  • identificar o que é senso comum e conhecimento científico.
Objetivos Específicos:
  • caracterizar a diferença entre senso comum e conhecimento científico;
  • confrontar os dois conhecimentos para entender a diferença que fazem no dia a dia;
  • conceituar conhecimento científico e senso comum para apontar a importância que possuem para cada cultura.
Justificativa:
  • focando no cotidiano e nas escolhas que precisamos fazer no decorrer do dia, a compreensão do conhecimento científico versus senso comum se torna considerável para melhorar essas escolhas, visando um crescimento pessoal e profissional.
Metodologia:
  • leitura e discussão do texto do livro didático.
  • análise de uma das histórias do filme "Crash - No LImite".
Avaliação:
  • produção de um texto, individualmente, alterando a escolha dos personagens do filme, finalizando de outra maneira.


_________________________________________________________________________


Roteiro do plano de aula
Aula 01

  1. Tema da aula: Blocos Econômicos

  1. Objetivos específicos ou competências e habilidades: Contextualizar histórico dos blocos, conceituar os blocos econômicos, identificar e definir zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária.

  1. Metodologia ou procedimentos:
  1. Atividade inicial ou mobilização para o conhecimento (síncrese): Uso do mapa múndi para realizar uma dinâmica que consiste em: I) refletir sobre a globalização do mundo e suas consequências a partir do capitalismo.
  2. Desenvolvimento ou construção do conhecimento (análise): Aula expositiva dialogada a partir da leitura comentada de um texto sobre blocos econômicos que será entregue para os estudantes, criando no quadro mapa conceitual com os seguintes tópicos: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária.
  3. Conclusão (síntese) e atividades de avaliação: Divisão da turma em grupos para discutir sobre as políticas adotadas pelos blocos. Num primeiro momento será entregue por grupo um texto sobre as políticas de um bloco. Cada grupo deverá ler e discutir sobre e depois socializar com a turma as conclusões que chegaram.

Roteiro de Plano de Aula
Aula 02

  1. Tema da aula: Blocos Econômicos

  1. Objetivos específicos ou competências e habilidades: Identificar e Caracterizar os Blocos Econômicos (União Européia, MERCOSUL, APEC, NAFTA)

  1. Metodologia ou procedimentos:
a) Desenvolvimento ou construção do conhecimento (análise): Continuação da aula
b)Conclusão (síntese) e atividades de avaliação: O professor deverá fazer uma síntese     do que foi abordado pelo alunos, com base no texto utilizado na primeira aula.

........................................................................................................................................

Materiais utilizados:



...............................................................................................................................................




PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA 2017

EQUIPE:
Supervisão: Suelen Cristina Boeck
Bolsistas de Iniciação a Docência: Bruno Damin; Gabriela Gonzalez; Nátali Di Domenico Santos; Luciana Cassol; Rafael Pinheiro
Coordenação: Eliana Rela

TEMA: Construção de competências para docência

Objetivo geral: Promover a integração da teoria e prática docente no ambiente escolar a fim de desenvolver as competências da docência.

Objetivos Específicos:

  • Relacionar correntes teóricas e discurso histórico na produção das unidades e dos materiais didáticos.
  • Relacionar objetivos de aprendizagem e seleção de materiais didáticos.
  • Produzir textos didáticos a fim de compreender como se dá o processo de didatização.
  • Conhecer a rotina do ambiente escolar identificando usos, normas dos distintos espaços (refeitório.; biblioteca; sala de informática; reprografia; sala de dvd….)
  • Identificar, selecionar e aplicar estratégias de aprendizagem pertinentes aos conceitos e noções propostos nos objetivos de aprendizagem.

O Subprojeto Interdisciplinar História e Sociologia atua na Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos desde 2014, proporcionando aos bolsistas uma interação com o ambiente escolar. Visando essa interação, o subprojeto propõe para 2017 que os bolsistas “vivam” a experiência e a rotina da escola no seu dia-a-dia, desde o planejamento até a aplicação de estratégias de aprendizagem e avaliação dos objetivos propostos. Também é proposto a vivência e o processo reflexivo sobre a competência  interacional professor e aluno(s).

Estratégia

Etapa 1
Discussão e sistematização do macroprojeto para o ano
Apropriação dos Planos de Estudos das respectivas disciplinas, série/ano
Construção dos subprojetos por disciplina (História; Geografia; Filosofia) envolvendo as séries/ano 7º ano do Ensino Fundamental; 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Etapa 2
  • Planejamento de atividades levando em consideração Planos de Estudos das respectivas disciplinas, série/ano
  • Escolha de materiais didáticos
  • Didatização de materiais

Etapa 3

Desenvolvimento dos planos de unidade (subprojetos das disciplinas)

Etapa 4

Avaliação dos objetivos de aprendizagem propostos.

Avaliação da construção das competências docentes.


PARTICIPANTES

Bruno Rodrigues da Silva Damin
Drieli Munique de Matos Tibola
Gabriela Gonzalez Matias Tessaro
Luciana Cassol da Silva
Nátali Di Domenico Santos
Rafael Pinheiro


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto de Filosofia

Valores

Período de desenvolvimento: Maio e Junho de 2017

Objetivo:
·         Propiciar condições para os alunos identificarem os valores morais, éticos e o senso comum.
Objetivos Específicos:
·         Reconhecer os valores morais e valores éticos;
·         Analisar as diferenças entre os dois, baseadas na cultura e na crença de cada pessoa;
·         Compreender que cada pessoa tem valores diferentes da outra.
Justificativa:
·         O entendimento dos valores éticos e morais é necessário atualmente, principalmente devido ao fato de sua inversão ser algo normal. Discernir sobre situações do cotidiano é essencial para que o educando compreenda os seus próprios valores e aqueles que terá que interagir ao longo de sua vida.
Metodologia:
·         Escrever no quadro o texto de apoio sobre valores para ter no caderno;
·         Selecionar 15 (quinze) casos do cotidiano, relatando situações em que o juízo de valores se faz necessário para a avaliação de um resultado coerente, com debate envolvendo todos da turma. Cada caso deverá ser analisado em duplas e exposto aos colegas.
Avaliação:
·         Participação no debate com coerência de argumentos;
·         Respeito à opinião dos colegas;
·         Individualmente, pesquisar ou observar um caso do cotidiano para produção de um texto, apresentando as personagens sem citar seus nomes, descrevendo sobre a situação de conflito de valores, apresentando as possibilidades e informando a solução escolhida.
Estudos de Caso

Caso nº 1:
A empresa em questão iniciou suas atividades nos anos de 1950. Na década seguinte ela começa os trabalhos na nova sede instalada em um bairro em crescimento. O terreno foi doado a empresa pelo dono para incentivar o povoamento na região, e isso de fato aconteceu: o bairro cresce em volta da empresa. Em 2018, essa unidade de produção será desativada.

Caso nº 2:
Uma família rica doou um terreno para uma prefeitura mediante encargos e urbanização da área, para a construção de uma instituição de ensino. Com o passar do tempo, constatado que a instituição não seria construída ali e que a área não seria urbanizada, a família ingressou com uma ação para reaver o imóvel. A essa altura, o terreno já havia sido invadido, e a Justiça determinou que a ação fosse indenizatória. A prefeitura se tornou ré no caso. Os anos se passaram, as famílias foram construindo casas, a prefeitura ajudou na urbanização, mas a indenização à família não foi paga, e não foi procurada para um acordo.

Caso nº 3:
Uma grande empresa do ramo metal/ mecânico solicitou autorização a um órgão de proteção ao meio-ambiente para construir uma afiliada. Depois de uma vistoria, a autorização foi negada. Porém, outras pessoas foram fazer nova vistoria e autorizaram sua construção. Ela existe em lugar indevido, poluindo uma bacia de captação.

Caso nº 4:
Um casal teve cinco filhos, dois homens e três mulheres. Eles possuíam um terreno, ficaram com um pedaço e o restante foi divido em dois, um pedaço para cada filho. As filhas ficaram de fora da partilha. O casal morreu, duas filhas possuem casa própria, uma delas está perto da casa dos pais, em uma residência cedida. Os dois irmãos querem dividir a casa dos pais entre eles somente.

Caso nº 5:
Um rapaz e uma moça tem um envolvimento durante um tempo que não se torna algo mais sério, até por que o rapaz conhece outra moça e realmente assume um compromisso. A primeira moça se descobre grávida. Ao conversar e contar para o rapaz, se prontifica a ajudar. Ele, por sua vez, conta a moça com quem está se relacionando. O tempo passa, eles casam e ela também fica grávida. Ele quer ficar com seu filho mais velho, para o mesmo fazer parte da família e conviver com seu irmão que está para chegar, até por que a mãe, apesar de ser dedicada e não deixar faltar nada para o menino, o deixa com a avó, que não tem uma saúde tão boa para cuidar da criança. Assim, solicita a guarda na justiça.



Caso nº 6:
Um casal está junto há 25 anos. Tem uma filha de 21, um filho de 19, uma filha de 10 e outra de 8 anos. Eles querem se separar. Os dois mais velhos já são maiores, logo, começa uma briga na justiça pela guarda das meninas mais novas. Uma quer ficar com o pai, a outra com a mãe. A juíza do processo não acha uma boa ideia separar as irmãs.

Caso nº 7:
Para fazer a divulgação de um evento beneficente, uma pessoa tirou uma imagem de paisagem do Facebook. A pessoa que fotografou a imagem não gostou e entrou com um processo.

Caso nº 8:
Um policial e um traficante acabam feridos em um confronto. O policial está gravemente ferido, porém não corre risco de morte, entretanto, o traficante está gravemente ferido e corre risco de morte. Só há uma ambulância.


Caso nº 9:
Moro em um prédio de médio porte em um bairro de classe média. Possuímos um grupo em uma rede social para facilitar nossa comunicação. Neste final de semana, um casal de vizinhos, que tem uma filha de dois anos de idade, recebeu a visita de um casal de amigos, que tem dois filhos pequenos. Esses moradores não receberam visitas nesse ano em que moraram lá, sendo essa a primeira vez. As crianças estavam brincando. Logo recebemos a mensagem de um vizinho dizendo assim: “Que absurdo! Quando essa situação vai acabar?”


Caso nº 10:
Existe um latifúndio improdutivo. Perto dessa propriedade existem cerca de dez famílias de agricultores procurando lugar para produzir. O dono do latifúndio já foi questionado, e sua resposta foi negativa, alegando que produz no local. Porém, a olhos vistos se percebe que a terra não é cultivada.


Caso nº 11:
Tenho uma amiga que é transexual. Ela já me contou de inúmeras vezes em que passou por situações desagradáveis ao entrar no banheiro feminino.


Caso nº 12:
Algumas pessoas trabalham em um lugar onde atendem visitantes. A limpeza do local de trabalho é de responsabilidade de uma empresa terceirizada, logo, os funcionários não podem limpar. Porém, pela troca de funcionários constante e até a falta deles, não é feita uma limpeza geral há algum tempo. Os funcionários já solicitaram a empresa, não sendo atendidos. Não querem trabalhar em um lugar sujo.


Caso nº 13:
Um homem trabalha em uma grande empresa há anos e é uma pessoa introvertida, quieta, mas eficiente e acessível. Um novo colega chegou; ele é brincalhão, espaçoso. Esse homem não curte esse jeito de viver a vida e acha que esse colega devia levar o trabalho mais a sério. Esse colega novo interpreta o respeito e a quietude do colega mais antigo de uma maneira errada, e resolve fazer uma brincadeira diferente para chamar sua atenção: coloca graxa dentro dos sapatos desse senhor. Ele não percebe a diferença, calça-os. Durante o trabalho, cai, batendo a cabeça em uma das máquinas, desfalece. É socorrido imediatamente, mas está em coma no hospital, seu estado é instável. A família decide entrar com uma ação.

Caso nº 14:
Uma garota, ao fazer dezoito anos, ganha um veículo de sua mãe. Em uma noite, sai com as amigas e o deixa na residência de uma delas. Ao terminar a festa, sua amiga fica em casa e ela segue para a sua. No trajeto, sofre um grave acidente que a deixa internada para realização de cirurgias delicadas. A mãe da garota culpa sua amiga pelo que aconteceu, e manda ela se afastar.


Caso nº 15:
O vizinho 01 planta uma árvore em sua casa. O vizinho 02 tem alarme na sua. Quando a dita árvore cresce, suas folhas invadem o terreno, fazendo o alarme disparar. Depois de alguns disparos em vários dias, o vizinho 02 pede ao vizinho 01 para podar as folhas. O vizinho 01 não vê problemas, autorizando. O vizinho 02 corta a árvore.


Planejamento sobre Império Bizantino com alunos do 7º ano

Supervisão: Suelen Cristina Boeck
Bolsistas atuantes da turma: Bruno Damin; Luciana Cassol;
Coordenação: Eliana Rela

Como primeira etapa conhecemos a turma 70C, composta por 26 alunos do turno da tarde na escola.
Para trabalhar o conteúdo, foi pensado em algo mais dinâmico em  apresentar  a introdução do Império Bizantino aos alunos. Após essa introdução do conteúdo, foi proposto aos alunos a elaboração de um trabalho, na qual, a arte bizantina, em específico os mosaicos. Os alunos divididos em grupos, farão um releitura de algumas imagens selecionadas pelos bolsistas, na qual cada grupo realizará a pesquisa da imagem que recebeu. Com a pesquisa já concluída, os estudantes deveram fazer seus próprios mosaicos, baseando-se na estudo realizado.



Atividade concluída dos trabalhos com apresentação dos alunos sobre o mosaico Bizantino, os trabalhos serão expostos no mural da escola







O trabalho foi realizado no mês de Maio.


..................................................................................................................................................................

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA 2017

EQUIPE:
Supervisão: Suelen Cristina Boeck
Bolsistas de Iniciação a Docência: Bruno Damin; Gabriela Gonzalez; Leticia Tonolli; Luciana Cassol; Rafael Pinheiro
Coordenação: Eliana Rela


TEMA: Construção de competências para docência


Objetivo geral: Promover a integração da teoria e prática docente no ambiente escolar a fim de desenvolver as competências da docência.

Objetivos Específicos:

  • Relacionar correntes teóricas e discurso histórico na produção das unidades e dos materiais didáticos.
  • Relacionar objetivos de aprendizagem e seleção de materiais didáticos.
  • Produzir textos didáticos a fim de compreender como se dá o processo de didatização.
  • Conhecer a rotina do ambiente escolar identificando usos, normas dos distintos espaços (refeitório.; biblioteca; sala de informática; reprografia; sala de dvd….)
  • Identificar, selecionar e aplicar estratégias de aprendizagem pertinentes aos conceitos e noções propostos nos objetivos de aprendizagem.

O Subprojeto Interdisciplinar História e Sociologia atua na Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos desde 2014, proporcionando aos bolsistas uma interação com o ambiente escolar. Visando essa interação, o subprojeto propõe para 2017 que os bolsistas “vivam” a experiência e a rotina da escola no seu dia-a-dia, desde o planejamento até a aplicação de estratégias de aprendizagem e avaliação dos objetivos propostos. Também é proposto a vivência e o processo reflexivo sobre a competência  interacional professor e aluno(s).


Estratégia


Etapa 1
Discussão e sistematização do macroprojeto para o ano
Apropriação dos Planos de Estudos das respectivas disciplinas, série/ano
Construção dos subprojetos por disciplina (História; Geografia; Filosofia) envolvendo as séries/ano 7º ano do Ensino Fundamental; 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Etapa 2
  • Planejamento de atividades levando em consideração Planos de Estudos das respectivas disciplinas, série/ano
  • Escolha de materiais didáticos
  • Didatização de materiais

Etapa 3

Desenvolvimento dos planos de unidade (subprojetos das disciplinas)

Etapa 4

Avaliação dos objetivos de aprendizagem propostos.

Avaliação da construção das competências docentes.


.............................................................................................................................................................
Projeto Interdisciplinar
Coordenação: Profa. Dra. Eliana Rela
Supervisão: Suélen Cristina Boeck
Bolsistas: Bruno Rodrigues da Silva Damin; Deivid da Silva Ferreira; Fernanda Chesini; Gabriela Gonzales Matias Tessaro; Letícia Turella Tonolli; Luciana Cassol da Silva.
Projeto Interdisciplinar – Escola Apolinário:
Oficinas Preparatórias para o ENEM: Ciências Humanas
Público: 3ºs anos do Ensino Médio
Objetivo geral:
- Contribuir com a preparação dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Apolinário para a interpretação e resolução das questões de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2016.
Objetivos específicos:
- Analisar e evidenciar o padrão da estrutura da prova do Enem.
- Fornecer um aporte teórico visando um embasamento conceitual para a realização da prova.
- Auxiliar na compreensão das questões propostas para a área de Ciências Humanas.
Justificativa:
A partir da vivência do grupo de bolsistas do subprojeto Interdisciplinar na Escola Apolinário, foi percebida a necessidade de um reforço didático na preparação dos estudantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O projeto foi pensado pelos bolsistas para ter como enfoque a estrutura da prova e a interpretação das questões de Ciências Humanas.
Metodologia:

Após a seleção das questões a serem trabalhadas, serão montados slides que mostrarão as questões desmembradas para uma melhor compreensão das mesmas e suas estruturas.
Cronograma:

Data
Atividade
03 e 04/10
Apresentação da plataforma A Hora do Enem para os estudantes.
10 e 11/10
Atividade de interpretação de questões de provas anteriores.
17 e 18/10
Aplicação do simulado elaborado pelos bolsistas com questões de provas anteriores (História e Sociologia).
24 e 25/10
Devolução dos simulados e análise dos resultados e questões.




A E.E.E.M. Professor Apolinário Alves dos Santos todos os anos promove a Multifeira, que consiste em uma Mostra de Trabalhos Científicos desenvolvidos pelos alunos, a fim de estimular o conhecimento científico e promover a aprendizagem baseada na pesquisa. O estudante Renan Valdomiro Monteiro Silva, participou da MOSTRATEC (Maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina), durante o período de 24 a 28 de outubro de 2016, na cidade de Novo Hamburgo - RS - Brasil, recebendo como premiação dois credenciamentos para participar das feiras internacionais FAST - I Giovani e Le Scienze 2017, em Milão que ocorrerá em março de 2017; ESI - MILSET Mundi, que ocorrerá em Fortaleza - Ceará - Brasil, no mês de agosto de 2017.

O trabalho premiado foi "A utilização do ácido fólico durante o período gestacional como método profilático aos danos causados pela Síndrome Congênita do Zika Vírus"











A Gincana Farroupilha 2016 ocorreu na Escola Apolinário entre os dias 12 e 16 de setembro e teve como tema a República das Carretas. O PIBID teve participação desde o planejamento até a execução das atividades. O planejamento foi iniciado no dia 15 de agosto, com a organização do regimento da Gincana. Na semana seguinte, dia 22, os bolsistas elaboraram as provas. Nos dias 05, 06 e 08 de setembro, foi realizada a divulgação da Gincana nas salas de aula, onde os estudantes foram convidados a inscreverem suas Invernadas (equipes), que poderiam ter a participação de membros de mais de uma turma. As inscrições ocorreram na sexta-feira, dia 09 de setembro. 




















FESTA AGOSTINA APOLINÁRIO 2016

O grupo do subprojeto interdisciplinar esteve presente na Festa Agostina da escola. Momento de aproximação entre a escola e a comunidade. Organizada pelo Grêmio Estudantil, aconteceu no dia 13 de agosto de 2016. Para colaborar com o nosso evento, o Sol apareceu e a comunidade escolar se divertiu ao som de músicas de São João, brincadeiras e comidas variadas. A renda arrecadada foi revertida para o Grêmio Estudantil reformular a sala sede do Grêmio.






MULTIFEIRA APOLINÁRIO 2016

“A Multifeira acontece na escola desde 2014, resultado de um trabalho que envolve todas áreas de conhecimento que propicia aos alunos o contato com a pesquisa científica.
Fomos convidados pela escola para avaliar os trabalhos dos alunos, ajudando a escolher os que iriam para a segunda fase. Ela aconteceu do dia 25/07/2016 à 29/07/2016.
No sábado, 06/08/2016, foi a apresentação para a comunidade, daqueles que foram escolhidos. Foi gratificante vê-los animados para mostrar para as pessoas e socializar a respeito do que aprenderam. “Professora, com esse trabalho abri mais cabeça, percebi que não é em toda a informação que vem pronta que devo confiar ou acreditar (trabalho sobre a Influência do Jornalismo na Vida das Pessoas)”.



Primeira Fase


Primeira Fase


Segunda Fase


Segunda Fase


Segunda Fase


PLANEJAMENTO AGOSTO - DEZEMBRO 2016

Equipe reunida para planejar ações: mês de agosto conclusão perfil do estudante de Ensino Médio da Escola Estadual Apolinário. Na sequência  será organizado o manual de boas práticas com sugestões para um melhor entendimento das diferenças.
Para o período de setembro a novembro: Auxílio para as provas do ENEM e Redação.
Setembro: grupo estuda as questões e inicia intervenções na escola
Outubro: oficinas com estudantes do terceiro ano


-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Pibid-UCS


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Pró-Reitoria Acadêmica - Cursos de Licenciatura
Projeto Interdisciplinar
Coordenação: Profª Drª Eliana Rela
 Suélen C. Boeck -Supervisão
Bruno Rodrigues da Silva Damin; Leticia Tonolli; Deivid da Silva Ferreira;  Gabriela Gonzales Matias Tessaro; Luciana Cassol; Robson Ferreira Guimarães- Bolsistas


PROJETO INTERDISCIPLINAR ESCOLA APOLINÁRIO: 

IDENTIDADE E GÊNERO

Público: Estudantes do Ensino Médio
Período: Março-Julho 2016

Objetivo Geral:
-       Esclarecer o conceito de identidade de gênero dentro do ambiente escolar e na sociedade, seja no âmbito histórico, social como cultural.

Objetivo Específico:
-       Construir os conceitos de identidade de gênero e orientação.
-       Estudar e analisar tais conceitos historicamente.
-    Refletir sobre vivências sociais e comportamentos culturais.

    

Justificativa: 
-  A vivencia do grupo em 2015 identificou situações de exclusão de jovens, cuja opção de gênero não é aceita socialmente;
- Esclarecer didaticamente o contexto da exclusão na identificação social de gênero, sendo a função da escola.
- Atender prerrogativa dos PCNs referente o tema transversal sobre orientação sexual.

                    

Metodologia:
-       Estudar os conceitos e temas.
-       Pesquisar os materiais didáticos já produzidos sobre o tema.
-       Promover diálogo com os alunos para a introdução do tema, propondo a formulação de questionamentos e curiosidades. As questões formuladas serão subsídios para a produção do material didático.
-       Produção de material didático.

  
Avaliação:

-       O instrumento de avaliação ocorrera através de um formulário com questões específicas e um espaço para sugestões, críticas e dúvidas.







PROJETO USINAS NUCLEARES

Título do projeto: Júri Simulado - Energia Nuclear

Objetivo:
 Conscientizar os alunos sobre os benefícios e malefícios do uso da energia nuclear.

Estudantes do Ensino Médio: Alunos do 9º ano - com participação dos 1º anos.






A representação fotográfica de conceitos sociológicos

PROJETO JUNTO À PROFESSORA DE SOCIOLOGIA


Título do projeto: A representação fotográfica de conceitos sociológicos

Objetivo: Instigar a produção de fontes históricas através da representação fotográfica, Inserir os conceitos trabalhados no cotidiano do aluno e Possibilitar um futuro estudo dessa realidade social e antropológica do estudante.

Metodologia: A ideia veio da dificuldade que os alunos tinham de vincular ideologias com sínteses imagéticas cotidianas, o intuito seria aproximar a teoria da expressão prática. Para isso foi articulado o conceito de fonte histórica (a fotografia) com os conceitos sociológicos estudados.
A primeira etapa consistiu em introduzir a ideia de ideologia com suas formas cotidianas visuais (como fotografias históricas, arte de rua...), e após essa breve noção, introduzimos a intenção do trabalho, que visava fazer com que os alunos tivessem um olhar antropológico sobre signos diários e comuns.
Nas aulas seguintes, foi acompanhado as etapas da produção, onde os estudantes se reuniam em grupo de até quatro integrantes para discutir o tema (alguma ideologia), produção e revisão do texto que serviria de legenda para a fotografia e por fim a expressão visual como resultado final.
Todo o processo foi feito nos netbooks que a escola tem, para aproveitar o vínculo entre a cultura digital e os jovens.

 Relato Letícia: Acredito que vincular um trabalho interdisciplinar exige que ambos, alunos e acadêmicos, ampliem sua concepção do que consiste o conhecimento de uma disciplina e como isso deve ser vinculado a totalidade em que vivemos. A imagem é a síntese do conteúdo e da percepção, basta o embasamento necessário para que um conceito se transforme em uma forma de expressão.

O projeto resultou em 12 trabalhos de três turmas de terceiro ano e contou com a participação da professora Larissa de Sociologia. 












Aplicação em  sala de aula projeto História/Física


Foi feita a apresentação aos alunos sobre o projeto realizado sobre o conceito de calor, sendo ele dividido em duas partes. A primeira foi a apresentação em slides e em seguida a representação da linha do tempo.




       





 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aplicação do Questionário Sócio-antropológico



Foi oportunizado aos alunos do ensino médio, no laboratório de informática da escola, o preenchimento de um questionário virtual sócio-antropológico, elaborado pelos bolsistas do Pibid Apolinário.


Com base nesses dados, podemos visualizar de uma maneira geral o contexto social em que o aluno está inserido.
O questionário está sendo aplicado a todos os alunos do turno da manhã, inclusive o 9º ano do ensino fundamental, que faz parte do quadro de alunos.









DADOS COLETADOS E ANALISADOS

Em construção......


Gráfico 1: Quanto tempo reside em Caxias:
75,6% reside em Caxias a mais de 5 anos
7,3%  reside em Caxias de 3 a 4 anos
12,2% reside em Caxias menos de 1 ano
4,9% reside em Caxias de 1 a 2 anos

Gráfico 3: Contagem de Sexo
51,7% feminino
48,3% masculino
*Mulheres estudam mais do que os homens - Fundamentar com os dados do IBGE

Gráfico 4: Quem é seu responsável:
67,4% mãe
26,1% pai
0,8% outros
3,8% maior de idade
1,5% avós
0,4% tio/tia
*Fundamentar com o papel da mulher na família

Gráfico 5: Você mora com quem:
58,2% pai e mãe
9,6 % somente mãe
17,2% mãe e irmãos
10,7% outros
4,2% somente pai
* Presença do pai, mas se comparado com o gráfico 4, se levanta a hipótese que são as mães que fazem a gestão.

Gráfico 6: Quantas pessoas moram com você:
Número médio de pessoas na família é entre 3 e 4 integrantes,
Seguido de 4 a 5
2 e 3 pessoas

77,7% própria
19,2% alugada
3,8% cedida
* Verificar um parâmetro com o IBGE

Gráfico 9: Meio de transporte que a família mais utiliza:
33% ônibus
63,2% carro
1,5% moto
2,3% outros

Gráfico 10: Qual sua idade
0,4% 13 anos
37,2% 16 anos
6,9% 14 anos
31,4% 15 anos
24,1% 17 ou mais

Gráfico 13: Há policiamento em seu bairro:
44,1% não
55,9 sim

Gráfico 14: Qual o grau de escolaridade do seu responsável:
26,4% ensino fundamental incompleto
29,9% ensino médio completo
12,6% ensino fundamental completo
13,8% ensino médio incompleto
7,3% superior incompleto
5% superior completo
1,5% não alfabetizados
2,3% pós graduação, mestrado ou doutorado
1,12% não possuo responsável pois sou maior de idade

Gráfico17: Em qual das áreas é utilizada a maior parte da renda familiar:
59,4% moradia (contas da casa)
33% alimentação
3,8% saúde
1,9% lazer
1,1% tecnologia
0,8% vestuário
*investigar a questão do orçamento familiar e a relação de adolescentes

Gráfico 18: Você e sua família costumam tirar ferias ou passear:
6,9% nunca
47,5 as vezes
45,6 todos os anos

Gráfico 19: Profissão do responsável:

10,3% servidor publico
7,7% empresario
15,7% empregado do comércio
21,8% profissional liberal  (autônomo)
38,3 empregado da industria
2,3% não trabalha (pensionista)
3,8% desempregado

Gráfico20: Você trabalha:
65,1% não
34,9 sim
*34,9% que trabalham vai ao encontro dos 37% que responderam que tem 16 anos - Provavelmente idade que começa a trabalhar

Gráfico 21: Com que idade você começou a trabalhar:
31,8% entre 14 e 16
55,9 nunca trabalhei
10% antes do 14
1,5% entre 17 e 18
0,8% após os 18

Gráfico 22: O principal motivo que levou a trabalhar:
4,6% ajudar meus pais (responsáveis) pelo despesas da casa
54,4% não trabalho
31,8% ser independente (ganhar meu dinheiro)
8% adquirir experiencias
0,8% custear, pagar meus estudos
0,4% sustentar minha família

Grafico 23: Você fez algum curso preparatório para o trabalho que realiza:
74,3 não
25,7 sim
*Pesquisar sobre faixa etária e formação profissional

Grafico 25: Você pretende fazer um curso superior (faculdade/ universidade)
87,4% sim
12,6% não
Fundamentar com politicas de acesso - Prouni - Fies
*Registrar as falas dos pibidianos relacionados com o trabalho do calor/física/história

Gráfico 26: Ficou doente no ultimo ano?
39,1% sim
60,9% não

Gráfico 27: Você e sua família fizeram as vacinas obrigatórias?
86,6% sim
13,4% não

Gráfico 28: Você pratica esportes?
55,6% sim
44,4% não

Grífico 29: Quantas horas você dorme por dia?
20,7% mais de oito
33% oito horas
44,1% de 7 a 4 horas
2,3% menos de 4

Gráfico 30: Você tem acesso a saneamento básico em sua casa
96,2% sim
3,8% não

Gráfico 31: Você em sua casa realiza a separação do lixo orgânico/seletivo:
85,1% sim
14,9% não

Gráfico 32:  Quantos anos você levou para concluir o ensino fundamental
1,1% 11 ou mais
44,4% 9 anos
8,6% menos de 8
38,7% 8 anos
6,9% 10 anos

Gráfico 33: Em que tipo de escola você estudou no ensino fundamental;
37,9% somente em escola estadual
25,7 somente em escola municipal
19,5 a maior parte em escola estadual
13% a maior parte em escola municipal
3,1% a maior parte em escola particular
0,8% somente em escola particular

Gráfico 34: Quantas horas semanais você dedica aos estudos fora da escola:
42,1% 1 hora
22,6% entre 2 e 3
29,9% nenhuma
3,4% entre 4 e  5 horas
1,9% mais de 5 horas

Gráfico 35: Dos itens abaixo assinale sua preferência:
7,7% dança
41% musica
16,1% cinema
24,1 esporte
5% teatro
4,6% literatura
1,5 artesanato

Gráfico 36: Qual meio de comunicação você mais utiliza?
90% internet
0,4% jornal
8,8% televisão
0,8% rádio
Observação na cultura digital

Gráfico 37: Qual dos recursos da internet você mais utiliza:
69% redes sociais
9,2% sites de pesquisa
9,6% vídeos
4,6 sites de musica
7,7% jogos

Gráfico 38: Palavra que mais define sua geração:
24,5% sonhadora
36,8% consumista
10% batalhadora
18% comunicativa
10,7% responsável
Influencia da historia e sociologia perante a questão “consumista”
Gráfico 39: Qual é seu maior sonho para o Brasil:
19,5% violência
20,7% mais educação
26,1% mais igualdade social
28% menos corrupção
5,7% mais empregos

Gráfico 40: Qual areá de conhecimento gostaria de realizar uma pesquisa?
20,3% espote
8% educação
4,6% ética
13,8% cultura
12,3% saúde
28% tecnologia
2,3% politica
2,3% economia

Pibid-UCS

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Projeto Interdisciplinar - 2015
Coordenação: Profª Drª Eliana Rela
Equipe Pibid - UCS - Escola Apolinário:
Suélen C. Boeck -Supervisão
Bolsistas: Bruno Rodrigues da Silva Damin; Deivid da Silva Ferreira;  Gabriela Gonzales Matias Tessaro; Luciana; Letícia Tonolli; Robson

PROJETO INTERDISCIPLINAR ESCOLA APOLINÁRIO:

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Nome da Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Apolinário Alves dos Santos.

Turmas envolvidas: 14 turmas ( 6 turmas de 1º ano, 4 turmas de 2º ano, 3 turmas de 3º ano do Ensino Médio).

Nº de alunos envolvidos : aproximadamente 200 alunos.

Áreas de conhecimento participantes: Ciências Humanas ( História, Sociologia e Filosofia), Ciências da Natureza ( Física).

2 JUSTIFICATIVA:

Visando adequar o PIBID às demandas da Escola Apolinário, apresentamos uma nova proposta para o subprojeto Interdisciplinar, com uma nova modalidade de atuação, a inserção de apoio didático por parte dos bolsistas do PIBID aos professores de diversas áreas de conhecimento, proporcionando aos bolsistas o desenvolvimento de competências, planejando junto aos docentes da escola e supervisora do subprojeto ações didáticas, de pesquisa, produção de material escrito, iconográfico, planejamento de oficinas, para serem executadas junto aos alunos da escolas, desta forma, aplicando de forma efetiva a interdisciplinaridade.

3 OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos bolsistas do PIBID, o desenvolvimento de competências e habilidades, relacionadas às ações de planejamento, produção de material didático, apoiando diretamente os docentes das diferentes áreas de conhecimento citadas acima, contemplando os alunos escola, de uma forma que a interdisciplinaridade se faça presente no dia à dia da escola, dos bolsistas, dos docentes e dos alunos.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1º Trimestre:

a) Oportunizar aos bolsistas o diálogo no apoio pedagógico aos professores envolvidos no projeto, construindo práticas diversificadas de aprendizagem, contextualizando períodos históricos relacionados aos principais conceitos da física.

b) Produzir documentários relacionados aos conceitos sociológicos, de identidade e memória, compreendendo que todos somos sujeitos sociais e históricos, que possuímos patrimônios pessoais e coletivos.

c) Produzir material didático e buscar material  iconográfico relacionado à história da hominização e chegada dos primeiros  homínideos à América.

d) Produzir material didático e buscar material iconográfico relacionado a Primeira Guerra Mundial.

2º Trimestre:

a)Identificar pontos importantes dentro dos conceitos sociológicos, apresentando uma análise construtiva a partir do conhecimento do aluno e também da abordagem do professor em sala de aula. Para que, dessa forma desenvolvam um olhar crítico em relação à vida social.

b)Relacionar as formas de ideologias presentes no cotidiano dos estudantes através de reportagens, noticias, frases, enunciados, documentário, video para que desenvolvam o
a capacidade e habilidade de pensar o aparato social da vida cotidiana.

c)Trabalhar a construção da identidade pessoal e social, tendo em vista que a identidade de cada estudante é construída socialmente e desta forma os acontecimentos da vida cotidiana produzem uma imagem de si mesmo que é construída a partir das relações estabelecidas com os outros: família, amigos, trabalho,lugar onde moram.


-----------------------------------------------------------------------------


Trabalho final das oficinas sobre a I Guerra Mundial






Os bolsistas Deivid e Carolina, fizeram um projeto para trabalhar com os alunos o tema da I Guerra Mundial e sua dimensão cultural.

Assim, os bolsistas trabalharam o tema através do ponto de vista da música, artes e propagandas de guerra.








Para finalizar o trabalho com as oficinas sobre a I Guerra Mundial, pedimos aos alunos que fizessem uma releitura de alguma obra apresentada a eles, relacionada a questões e problemas contemporâneos. A seguir, apresentamos alguns dos resultados.




























 Projeto Interdisciplinar História/Física

Os pibidianos Bruno e Gabriela estão fazendo um projeto junto com a professora Eloísa de Física sobre o fogo. Com o objetivo de auxiliar na explicação fizemos a confecção de uma linha do tempo, usando como referência alguns físicos que a professora está trabalhando com os alunos, podendo ter uma relação mais próxima com o conteúdo.


Confecção da linha do tempo sobre a história do fogo
Linha do tempo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.