sábado, 13 de dezembro de 2014

Plano de Trabalho 2014

A partir do contexto da cidade de Caxias do Sul/RS, observa-se que seu patrimônio sociocultural vem sendo destruído no decorrer do tempo. É necessário um trabalho de conscientização sobre a importância de sua preservação, alertando que o patrimônio histórico e cultural – local, regional e global – deve ser preservado, valorizado, na medida em que faz parte da vida da sociedade e é fator importante de sua identidade e memória. Dessa forma, pretende-se que os bolsistas de iniciação à docência levem essa preocupação à escola, propondo atividades de reflexão e, também, práticas em torno da valorização do patrimônio sociocultural, através de ações de educação patrimonial. Nesse sentido, o diálogo interdisciplinar, pretende ampliar a compreensão do patrimônio cultural através da reflexão de elementos teóricos e sociais que venham contribuir para um ensino que identifique, interprete e analise a realidade social, tendo como base os conceitos de cultura, memória e identidade. A proposta tem como finalidade também estimular os alunos para a compreensão das diversas possibilidades de explicações sobre a sociedade pela promoção de oferta de diversas leituras, de natureza interdisciplinar sobre a organização da sociedade, suas relações e conflitos, seus mecanismos de poder e dominação, a fim de oportunizar a análise crítica da produção do conhecimento sobre a contemporaneidade em que está inserido.
A operacionalização desta proposta inclui o seguinte plano de trabalho:

  1. Elaboração de uma cartilha com as principais informações da cidade com atividades didáticas para serem trabalhadas de forma que os alunos se interessem por sua localidade e passem a preservar o patrimônio sociocultural.
  2.  Criação de oficinas pedagógicas no contraturno escolar com o objetivo de trabalhar temáticas referentes à educação patrimonial e a importância da preservação do patrimônio cultural do município;
  3.   Elaboração/organização de atividades especiais como visitas guiadas a museus, arquivos e ao Instituto Memória Histórica Cultural da UCS;
  4. Identificar e trabalhar, através de oficinas, com as diversas fontes de patrimônio cultural e histórico, procurando estreitar os vínculos entre a escola e o Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS.
  5. Criação de oficinas pedagógicas sobre higienização, preservação de documentos e conservação de fotografias;
  6.  Montagem de caixas de memória, reforçando a ideia que cada um tem sua história e deve preservá-la, bem como a recriação de bens culturais, através da releitura, dramatização, interpretação em diversos meios de expressão (pintura, escultura, teatro, dança, música, fotografia, poesia etc)
  7.   Preparação dos bolsistas para apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos;
  8.   Realização de um evento anual de avaliação e apresentação da produção dos grupos de trabalho das escolas (supervisor e bolsistas);
  9. Realização de um seminário integrador entre todas as licenciaturas da UCS que participam do PIBID.

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