A partir do contexto da cidade de
Caxias do Sul/RS, observa-se que seu patrimônio sociocultural vem sendo
destruído no decorrer do tempo. É necessário um trabalho de conscientização sobre
a importância de sua preservação, alertando que o patrimônio histórico e
cultural – local, regional e global – deve ser preservado, valorizado, na
medida em que faz parte da vida da sociedade e é fator importante de sua
identidade e memória. Dessa forma, pretende-se que os bolsistas de iniciação à
docência levem essa preocupação à escola, propondo atividades de reflexão e,
também, práticas em torno da valorização do patrimônio sociocultural, através
de ações de educação patrimonial. Nesse sentido, o diálogo interdisciplinar,
pretende ampliar a compreensão do patrimônio cultural através da reflexão de
elementos teóricos e sociais que venham contribuir para um ensino que
identifique, interprete e analise a realidade social, tendo como base os
conceitos de cultura, memória e identidade. A proposta tem como finalidade
também estimular os alunos para a compreensão das diversas possibilidades de
explicações sobre a sociedade pela promoção de oferta de diversas leituras, de
natureza interdisciplinar sobre a organização da sociedade, suas relações e
conflitos, seus mecanismos de poder e dominação, a fim de oportunizar a análise
crítica da produção do conhecimento sobre a contemporaneidade em que está
inserido.
A operacionalização desta proposta
inclui o seguinte plano de trabalho:
- Elaboração de uma cartilha com as principais informações da cidade com atividades didáticas para serem trabalhadas de forma que os alunos se interessem por sua localidade e passem a preservar o patrimônio sociocultural.
- Criação de oficinas pedagógicas no contraturno escolar com o objetivo de trabalhar temáticas referentes à educação patrimonial e a importância da preservação do patrimônio cultural do município;
- Elaboração/organização de atividades especiais como visitas guiadas a museus, arquivos e ao Instituto Memória Histórica Cultural da UCS;
- Identificar e trabalhar, através de oficinas, com as diversas fontes de patrimônio cultural e histórico, procurando estreitar os vínculos entre a escola e o Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS.
- Criação de oficinas pedagógicas sobre higienização, preservação de documentos e conservação de fotografias;
- Montagem de caixas de memória, reforçando a ideia que cada um tem sua história e deve preservá-la, bem como a recriação de bens culturais, através da releitura, dramatização, interpretação em diversos meios de expressão (pintura, escultura, teatro, dança, música, fotografia, poesia etc)
- Preparação dos bolsistas para apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos;
- Realização de um evento anual de avaliação e apresentação da produção dos grupos de trabalho das escolas (supervisor e bolsistas);
- Realização de um seminário integrador entre todas as licenciaturas da UCS que participam do PIBID.
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